O livro

clavis bibliothecarum

CLAVIS BIBLIOTHECARUM: CATÁLOGOS E INVENTÁRIOS DE LIVRARIAS
DE INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS EM PORTUGAL ATÉ 1834

Autores: Luana Giurgevich e Henrique Leitão.
Editor: Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, 2016.
Col.: Fontes para o Estudo dos Bens Culturais da Igreja, Nº 1.
Desc. física: 944 p. il; 27 cm.
ISBN 978-989-97257-7-5

Pedir informações sobre este produto
Adquirir a obra

 

Resultado de um vasto trabalho de investigação, desenvolvido por Luana Giurgevich e Henrique Leitão entre os diversos fundos monásticos nacionais, Clavis Bibliothecarum constitui o mais completo levantamento de catálogos e inventários de bibliotecas de instituições religiosas. Abrangendo um amplo arco cronológico, entre os séculos X e XIX, recolhe e descreve meticulosamente cerca de um milhar de listas de livros e várias centenas de documentos inéditos, referentes ao funcionamento e vida das antigas livrarias eclesiásticas.

Para além da incontornável informação sobre as bibliotecas elencadas (estrutura, organização, espaços, colecções e possuidores), a obra reveste-se também de particular relevância para o conhecimento de outras áreas, nomeadamente, nos domínios da história do livro, da leitura, da cultura, da arte e das ideias. Instrumento de trabalho útil e eficaz, pretende abrir novos horizontes de investigação, até agora desconhecidos e inexplorados.

Clavis Bibliothecarum - a chave das bibliotecas - pretende ser um instrumento para auxílio dos investigadores: uma chave para entrar no mundo imenso das antigas bibliotecas de mosteiros, conventos e outras instituições religiosas de Portugal.

We use cookies
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site está a consentir na sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.